Você está visualizando atualmente Carvalheira Papéis progride em suas ações sustentáveis

Carvalheira Papéis progride em suas ações sustentáveis

A empresa aplica ações de responsabilidade ambiental em sua rotina diária

Atuando desde 2011 na fabricação de bobinas jumbo produzidas 100% de aparas e de celulose, a brasileira Carvalheira Papéis se tornou especialista em seu mercado, atuando em todo território nacional e expandindo suas operações para a América Latina.

Já reconhecida como referência em qualidade, atendimento ao cliente, flexibilidade e agilidade nas entregas dos produtos, a empresa também busca desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o mercado papeleiro ao mesmo tempo em que valorizamos as pessoas e o meio ambiente. Para tanto, realiza ações diárias a fim de conscientizar seus stakeholders e transformar sua rotina produtiva de formas que auxiliam na preservação do planeta.

Uma das formas que a Carvalheira Papéis encontrou para incorporar a sustentabilidade em sua rotina, foi com a incorporação das aparas como uma de suas principais matérias-primas. Com o reaproveitamento deste material, é possível evitar o desperdício, além de contribuir com a não-poluição do meio ambiente, gerando economia de água e energia elétrica.

Com a reciclagem das aparas, que se transformam novamente em papéis perfeitos para o uso, também se reduz a quantidade de papel reciclado jogado no lixo, o que impede o acúmulo de aterros sanitários e lixões.

Outro aspecto que a empresa investe são as suas caldeiras, que são reguladas para um baixo consumo de biomassa (tecnologia mais limpa para geração de vapor), utilizando madeira (lenha) reciclada e de reflorestamento. Toda a cinza retirada das caldeiras é reaproveitada em outro tipo de indústria, não indo para os aterros sanitários.

No âmbito das emissões de gases, tema cada vez mais relevante para a indústria, a Carvalheira Papéis trabalha com o controle das emissões, atendendo com folga e segurança todas as exigências dos órgãos regulatórios, com grande preocupação de sempre estar à frente da necessidade do que é requisitado pela legislação.

Os resíduos que são provenientes dos tratamentos de efluentes da empresa são reutilizados em outros tipos de indústrias desde 2012. Cerca de 90% da água reutilizada na Carvalheira vai para os processos de produção, captando uma parte mais restringida, como a água que evapora das caldeiras e a que sai do papel úmido.

“Temos também um aproveitamento de águas de chuva, portanto, as perdas que acontecem no processo, seja por evaporação ou algum tipo de vazamento, são reabastecidas com água de captação superficial ou subterrânea”, comentou a empresa. “Vale ressaltar também que contamos com tratamentos de águas diferentes para setores diferentes, buscando melhores eficiências de tratamentos antes de misturar os efluentes”.

INICIATIVAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Os processos realizados pela Carvalheira Papéis são livres de solventes e os produtos químicos utilizados na indústria são todos ecológicos. A reciclagem também é bastante difundida internamente, todos os resíduos de metal, borracha (pneus de caminhões e empilhadeiras), óleos lubrificantes, entre outros materiais, encontram um destino sustentável.

“Cada vez mais nos adequamos a novos métodos que ajudam a melhorar a qualidade dos sistemas, implementando iluminação inteligente, lâmpadas de LED e concentrando partes dos nossos processos em locais com iluminação natural”, ressalta a organização.

Para um consumo eficiente de energia, a empresa conta com um monitoramento de motores elétricos. O consumo interno de água da organização está abaixo da média do mercado.

“Nós valorizamos e geramos riqueza de forma sustentável, e queremos levar eficiência, praticidade e conforto para aqueles que confiam em nosso trabalho, com produtos de qualidade, produzidos de maneira a não agredir o nosso planeta”, conclui a Carvalheira Papéis.