Você está visualizando atualmente Aparas de Papel: o que são e suas vantagens

Aparas de Papel: o que são e suas vantagens

Utilizar aparas de papel contribui com o meio ambiente

A grande maioria dos papéis que são destinados para a reciclagem, são gerados a partir de atividades comerciais e industriais, sendo um deles muito conhecido pelas indústrias de papel, as aparas.

As aparas de papel são sobras de acabamentos de papel e de materiais aparados ou cortados em suas margens, geralmente aqueles utilizados nos processos de produção.

Essas aparas são recicláveis e podem ser caracterizadas de duas maneiras: as sobras de “pré-consumo”, que são livres de impureza, e as sobras de “pós-consumo”, que são os papéis e artefatos descartados pelos usuários finais, após utilização e podem contar elementos inadequados, como metais, vidros, madeira etc.

As aparas são divididas em categorias, cada uma contendo o seu valor e separá-las é muito importante. As aparas de papel mais nobres são as “brancas de primeira”, estas não têm nenhuma impressão ou qualquer tipo de revestimento, já as aparas de papel mistas são aquelas formadas pelas misturas de vários tipos de papéis.

Além de terem também as aparas de papel kraft, jornais, cartolinas, ondulados, revistas e as de tipografia.

Normalmente, utiliza-se uma escala que parte do I e pode ir até VI, classificando o material de acordo com parâmetros de umidade, níveis de impureza, teor máximo e se são de pré ou pós-consumo.

O reaproveitamento deste material gera um excelente controle dos recursos em comparação à fabricação do papel normal, pode apresentar um custo um pouco mais alto do que o convencional dependendo do processo, o seu uso reduz muito o impacto ambiental.

Além de evitar um maior desperdício de material reutilizável, pois, se não fosse reciclado, seria descartado, contribuindo com a poluição do meio ambiente.

Hoje, há muitas empresas especializadas no comércio desse produto, direcionando o negócio para a compra e venda de aparas de papel, e as pessoas que fazem isso são chamadas de aparistas de papel.

Essa compra é feita de pequenos comerciantes, associações, de micro e pequenas empresas, dos supermercados, bancos, escolas e outros, que são os fornecedores de aparas de papel mais comuns no mercado.

Depois da compra, as empresas separam, classificam, prensam e enfardam o material a fim de vender para os fabricantes (recicladores). Porém essas empresas estão cada vez mais exigentes, quando o assunto é qualidade, implicando diretamente na otimização da reciclagem.

Neste caso, quanto melhor for feita a separação por tipo de papel, mais valor eles terão, pois quando misturados, sempre serão comercializados pelo preço do mais barato.

Vantagens de utilizar aparas de papel

Há inúmeras vantagens para quem utiliza as aparas de papel em sua fabricação, como:

  • Uma tonelada de papel picado reutilizável pode poupar uma enorme área de aterro sanitário e gerenciamento de resíduos sólidos;
  • Economia de água e energia elétrica;
  • A preocupação ambiental está mais forte, por isso as pessoas contribuem ainda mais para a reutilização de materiais;

Por isso, é muito importante ter empresas especializadas na reciclagem correta das aparas de papel, além de serem essenciais para o meio ambiente, ajudam a diminuir a quantidade de papel reciclado jogado no lixo, o que impede o acúmulo de aterros sanitários e lixões.

Dentre alguns produtos que podem ser feitos com aparas temos, por exemplo, os papéis tissue, monolúcido e kraft. E destes, são produzidas novas embalagens, guardanapos, papel toalha e higiênicos, além de lençóis hospitalares.

Acompanhe os artigos que publicamos e fique por dentro das novidades. Carvalheira Papéis junto com você, contribuindo com o meio ambiente!